Ministério da Saúde reduz para 7 dias isolamento de pessoas com Covid-19

11/01/2022

Por Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10/01) a redução de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pessoas com Covid-19.

A nova recomendação do governo está atualizada no guia de vigilância epidemiológica da pasta para a Covid-19 e, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Há a possibilidade de realização de teste após cinco dias, desde que na ausência de sintomas: respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico. Se o teste der negativo para o vírus, o paciente poderá deixar a quarentena após o quinto dia.

Caso contrário, se o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. No primeiro, o isolamento termina após cinco dias caso não haja mais sintomas. No segundo, o tempo de isolamento é de sete dias, comprovado o fim da infecção com um teste negativo.

Fonte: Agência Brasil