Comércio e serviços devem manter medidas protetivas contra Covid-19

12/01/2022

Por Herika Nogueira

Com o aumento dos casos confirmados de Covid-19 e o surgimento da variante Ômicron no município, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá alerta comerciantes e prestadores de serviços para continuarem aplicando as medidas de proteção contra o contágio pela Covid-19, conforme prevê o Decreto nº 8.916/2022, publicado pela Prefeitura Municipal de Itajubá nesta segunda-feira (10/01).

Para a manutenção da saúde e bem-estar da população, bem como a continuidade do funcionamento das atividades econômicas, devem ser observados os protocolos gerais e específicos previstos no Plano Minas Consciente referentes à Onda Verde.

Segundo o decreto municipal, o funcionamento das atividades econômicas está mantido, observada a necessidade de serem seguidos os protocolos, como:

• Respeitar o distanciamento linear de, no mínimo, 1 m (um metro) entre as pessoas, em ambientes fechados;
• Aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso de a temperatura aferida ser superior a 37,5º C;
• Disponibilizar dispensador com álcool em gel a 70% (setenta por cento) ou lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos para uso dos clientes, funcionários e entregadores na entrada do estabelecimento e em pontos estratégicos como corredores, balcões de atendimento, caixas e outros;
(A obrigação aqui prevista é dispensada no caso de crianças menores de 3 (três) anos, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, nos termos da Lei Municipal nº 3.407, de 2 de março de 2021).
• Correta higienização das mãos e das superfícies de contato;
• Uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos.

A CDL Itajubá conta com a colaboração de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços no combate à proliferação da Covid-19. Seguindo o Protocolo de Segurança do Minas Consciente e o decreto municipal podemos minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus e manter as atividades econômicas em funcionamento.