CDL Itajubá é parceira do 4º B.E.Cmb. na implantação do Programa Forças no Esporte

12/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, o 4º Batalhão de Engenharia de Combate “Pontoneiros da Mantiqueira” implantará em Itajubá (MG) o Programa Forças no Esporte (Profesp). A iniciativa do 4º B.E.Cmb. conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, entre outras entidades, que convida empresários do comércio e serviços a se engajarem ao Programa.

O Profesp tem como finalidades promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e formação de futuros cidadãos. Isso por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas dentro de organização militar, no contraturno escolar (período no qual os jovens não estão na escola, durante a semana).

Acredito muito na nossa juventude e no nosso Brasil. Acredito que podemos influenciar e contribuir para a formação dos adolescentes, para que sejam bons cidadãos e excelentes futuros profissionais. Iniciaremos o Profesp com atividades nas terças e quintas-feiras, atendendo 50 jovens, meninos e meninas, número que pretendemos aumentar gradativamente, ano após ano”, afirmou o comandante do 4º B.E.Cmb., coronel Mario Cabral da Silva Filho, ao participar da reunião de negócios da CDL Itajubá, nesta quarta-feira (11/5).

O Batalhão disponibilizará instalações e equipamentos esportivos, uniformes, infraestrutura, logística e alimentação aos jovens atendidos. Mas, segundo o Cel. Mario Cabral, para que o Programa tenha sucesso é necessário o envolvimento da sociedade e dos empresários. “Para implantar o Profesp, neste momento, precisamos de materiais de construção, como areia, brita, ferragens, entre outros, que serão utilizados para realizar benfeitorias em espaços físicos já existentes em nosso Batalhão.”, explicou o comandante.

Para diretores e conselheiros da CDL Itajubá, o Profesp é um eficaz programa preventivo que, ao desenvolver valores sociais, afasta os jovens dos riscos sociais. “Programas dessa natureza afastam os nossos jovens da criminalidade e das drogas. Por meio de práticas esportivas educacionais, o Profesp estimula a autoestima, a disciplina e o comprometimento, aspectos importantes na formação de bons profissionais, aptos ao mercado de trabalho e à cidadania”, declarou o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes.

O Programa, que também conta com a parceria da Prefeitura Municipal, tem previsão de ser inaugurado em agosto deste ano.

Empresários que queiram contribuir para o Programa Forças no Esporte (Profesp), podem obter informações contatando a CDL Itajubá: (35) 3622.3511 (fixo e WhatsApp).