Com aumento do número de casos de Covid a máscara voltará a ser obrigatória em Itajubá?

09/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de esclarecer dúvidas de empresários sobre o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, devido ao aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas em nosso município, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá convidou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, para participar da reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (8/6).

A CDL Itajubá procura, de maneira técnica, orientar os associados e empresários da cidade, buscando informações locais reais sobre possibilidades e ações que devem ser adotadas pelos comerciantes e prestadores de serviços. O secretário de Saúde, que também é profissional da área, é a pessoa ideal para nos orientar na questão do uso, ou não, da máscara contra a Covid-19”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

Dr. Nilo Baracho esclareceu que o uso de máscara de proteção individual ou cobertura facial é facultativo em Itajubá, para circulação em espaços públicos, privados e em vias públicas. Ou seja, a pessoa pode optar por usar, ou não, a máscara de proteção nesses locais. Ele pontuou que o governo federal já excluiu o decreto de emergência de saúde pública nacional e que a pandemia de Covid segue para se tornar uma endemia.

No sentido de orientar a comunidade sobre o uso da máscara, a prefeitura lançou, recentemente, a campanha “Não precisa ser obrigatório para você se cuidar”, incentivando as pessoas que querem se sentir mais seguras, para que usem a máscara em lugares fechados e/ou de grande circulação de pessoas, sem que haja a necessidade de se publicar um decreto para tal.

O uso da máscara em nossa cidade é facultativo. Para orientar a população estamos disparando cards de WhatsApp e vamos distribuir cartazes da campanha no comércio local. A população tem que se conscientizar que não há necessidade de o poder público ditar as regras, pois aprendemos com a pandemia que devemos nos cuidar e cuidar dos nossos familiares”, informou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde.

A campanha também incentiva à higienização das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, em se evitar aglomerações e estimula à vacinação.

Uso Facultativo da Máscara

A flexibilização do uso da máscara está no Decreto n° 9.114/2022, assinado pelo prefeito Christian Gonçalves no dia 7 de abril deste ano.

Segundo o decreto, permanece obrigatório o uso da máscara: I – interior de ônibus ou de veículo de transporte de uso coletivo fretado; II – hospitais, unidades de saúde, clínicas e consultórios, públicos e privados; III – locais destinados a manipulação e preparação de alimentos.

Aumento de casos de Covid

O vice-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá comentou que o aumento de casos na cidade e região, conforme informações do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, se deu com a chegada do inverno e as baixas temperaturas no Sul de Minas, sendo um fato sazonal. Também destacou que os casos mais graves são de pessoas com comorbidades e idosos.

Demais ações da Saúde

Entre as ações da Secretaria Municipal de Saúde apresentadas, Dr. Nilo Baracho destacou a criação do Setor de Oftalmologia, parceria entre Prefeitura de Itajubá, Hospital de Olhos de Itanhandu e Hospital de Clínicas de Itajubá, com novos tratamentos oftalmológicos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também a instalação do Centro Público de Tratamento Oncológico, parceria entre a Prefeitura de Itajubá e o Hospital de Clínicas.

Ao final da reunião, o vice-prefeito e secretário de Saúde respondeu perguntas, recebeu cumprimentos pelas ações da prefeitura em Saúde, beneficiando a comunidade, e agradecimentos de diretores e conselheiros da CDL Itajubá pelas orientações apresentadas sobre o uso facultativo da máscara.