Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Com aumento do número de casos de Covid a máscara voltará a ser obrigatória em Itajubá?

09/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de esclarecer dúvidas de empresários sobre o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, devido ao aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas em nosso município, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá convidou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, para participar da reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (8/6).

A CDL Itajubá procura, de maneira técnica, orientar os associados e empresários da cidade, buscando informações locais reais sobre possibilidades e ações que devem ser adotadas pelos comerciantes e prestadores de serviços. O secretário de Saúde, que também é profissional da área, é a pessoa ideal para nos orientar na questão do uso, ou não, da máscara contra a Covid-19”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

Dr. Nilo Baracho esclareceu que o uso de máscara de proteção individual ou cobertura facial é facultativo em Itajubá, para circulação em espaços públicos, privados e em vias públicas. Ou seja, a pessoa pode optar por usar, ou não, a máscara de proteção nesses locais. Ele pontuou que o governo federal já excluiu o decreto de emergência de saúde pública nacional e que a pandemia de Covid segue para se tornar uma endemia.

No sentido de orientar a comunidade sobre o uso da máscara, a prefeitura lançou, recentemente, a campanha “Não precisa ser obrigatório para você se cuidar”, incentivando as pessoas que querem se sentir mais seguras, para que usem a máscara em lugares fechados e/ou de grande circulação de pessoas, sem que haja a necessidade de se publicar um decreto para tal.

O uso da máscara em nossa cidade é facultativo. Para orientar a população estamos disparando cards de WhatsApp e vamos distribuir cartazes da campanha no comércio local. A população tem que se conscientizar que não há necessidade de o poder público ditar as regras, pois aprendemos com a pandemia que devemos nos cuidar e cuidar dos nossos familiares”, informou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde.

A campanha também incentiva à higienização das mãos com água e sabão, ou álcool em gel, em se evitar aglomerações e estimula à vacinação.

Uso Facultativo da Máscara

A flexibilização do uso da máscara está no Decreto n° 9.114/2022, assinado pelo prefeito Christian Gonçalves no dia 7 de abril deste ano.

Segundo o decreto, permanece obrigatório o uso da máscara: I – interior de ônibus ou de veículo de transporte de uso coletivo fretado; II – hospitais, unidades de saúde, clínicas e consultórios, públicos e privados; III – locais destinados a manipulação e preparação de alimentos.

Aumento de casos de Covid

O vice-prefeito e secretário de Saúde de Itajubá comentou que o aumento de casos na cidade e região, conforme informações do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, se deu com a chegada do inverno e as baixas temperaturas no Sul de Minas, sendo um fato sazonal. Também destacou que os casos mais graves são de pessoas com comorbidades e idosos.

Demais ações da Saúde

Entre as ações da Secretaria Municipal de Saúde apresentadas, Dr. Nilo Baracho destacou a criação do Setor de Oftalmologia, parceria entre Prefeitura de Itajubá, Hospital de Olhos de Itanhandu e Hospital de Clínicas de Itajubá, com novos tratamentos oftalmológicos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também a instalação do Centro Público de Tratamento Oncológico, parceria entre a Prefeitura de Itajubá e o Hospital de Clínicas.

Ao final da reunião, o vice-prefeito e secretário de Saúde respondeu perguntas, recebeu cumprimentos pelas ações da prefeitura em Saúde, beneficiando a comunidade, e agradecimentos de diretores e conselheiros da CDL Itajubá pelas orientações apresentadas sobre o uso facultativo da máscara.

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter