Por Comunicação CDL Itajubá
O grande impulso que a pandemia do coronavírus deu à transformação digital criou também a necessidade de o País mensurar a digitalização da sua economia. Foi com essa preocupação que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), elaborou o Painel de Monitoramento da Digitalização e o Índice de Transformação Digital do Brasil.
As plataformas foram desenvolvidas para reunir, organizar e sistematizar as informações já existentes sobre processos de transformação digital do Brasil e do mundo. Oferecem também avaliações e análises sobre as mensurações, permitindo diagnosticar as prioridades imediatas para o processo de transformação digital no País, traduzindo-as em ações e projetos setoriais.
Painel da Transformação Digital ABDI
O Painel da Transformação Digital ABDI está dividido em seis dimensões diferenciadas, que abrangem um conjunto de 49 indicadores. São elas: infraestrutura, inclusão digital, emprego, negócios, inovação e cidadania digital. A base de dados apresenta informações de 52 países selecionados, permitindo consultas individuais ou agrupadas por blocos e grupos econômicos como o Mercosul, OCDE, BRICS e G-20.
O objetivo da ferramenta é observar e monitorar o fenômeno da transformação digital do Brasil comparado a outros países, e medido em diferentes dimensões, como sociedade, empresas, governo e a economia dos países.
Índice de Transformação Digital do Brasil
O Índice tem como principal objetivo comparar as transações da economia brasileira no universo digital em relação a um conjunto de países selecionados. A ideia é acompanhar o desenvolvimento da migração das relações entre governo, mercado (empresas) e consumidores (cidadãos) para o universo digital. A ferramenta resultou do agrupamento de 46 indicadores em quatro dimensões (estrutura produtiva, ambiente empresarial, cultura digital e segurança e participação).
Fonte: ABDI
Voltar |