Participe da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

06/04/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itajubá (2ª DRPC), por meio da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (5ª DEAM) e o 56° Batalhão da Polícia Militar – BPM (Itajubá – MG), convidam os estabelecimentos comerciais e de serviços de nossa cidade para aderirem à Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

A campanha é uma forma de pedido silencioso de socorro para as mulheres vítimas de violência, que pode ser adotada por farmácias, lojas de roupas e calçados, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de serviços de Itajubá. As empresas que aderirem receberão um treinamento, para que empresários e funcionários saibam como agir diante desse pedido de socorro”, informa o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes

Para resguardar empresários e funcionários, não haverá a necessidade de identificação nas denúncias feitas por empresas que aderirem à campanha, mantendo total sigilo. Todos os funcionários das empresas que participarem da campanha passarão por treinamento para o correto acolhimento de denúncias.

A adesão das empresas significa, além de um compromisso social, uma forma de participação no enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha visa proporcionar o acolhimento dessa mulher vítima e possibilitar que os estabelecimentos sejam mais uma forma de ajuda às denúncias e às vítimas”, explica a delegada Karina Tribst de Campos, da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

A Campanha Sinal Vermelho é Lei

Instituída pela Lei n. 14.188/2021, durante a pandemia de coronavírus, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais, para que este acione a polícia.

As empresas que desejarem aderir à Campanha, podem entrar em contato com a CDL Itajubá:
(35) 3622-3511 (fixo e WhatsApp).