Sancionado Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

05/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5/5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica em Itajubá

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itajubá (2ª DRPC), por meio da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (5ª DEAM) e o 56° Batalhão da Polícia Militar – BPM (Itajubá – MG), convidam os estabelecimentos comerciais e de serviços de nossa cidade para aderirem à Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

A campanha é uma forma de pedido silencioso de socorro para as mulheres vítimas de violência, que pode ser adotada por farmácias, lojas de roupas e calçados, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de serviços de Itajubá. As empresas que aderirem receberão um treinamento, para que empresários e funcionários saibam como agir diante desse pedido de socorro”, informa o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes.

A campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais, para que este acione a polícia.

Empresas que desejarem aderir à Campanha, podem entrar em contato com a CDL Itajubá:
(35) 3622-3511 (fixo e WhatsApp).

Fonte: Agência Brasil / CDL Itajubá