Inaugurada Usina Solar Fotovoltaica da UNIFEI

03/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inaugurou, na manhã desta terça-feira (3/5), a Usina Solar Fotovoltaica da instituição e realizou o lançamento da pedra fundamental para a construção da Usina de Hidrogênio.

A Usina Solar Fotovoltaica faz parte do projeto de geração de energia limpa da Universidade. Suas placas estão dispostas nos telhados de vários prédios da instituição, enquanto uma sala abriga o conjunto de equipamentos para o seu funcionamento.

Já o lançamento da pedra fundamental marca o início da construção da Usina de Hidrogênio, uma das mais importantes conquistas de toda a história da Universidade.

Com investimentos de R$ 30 milhões da GIZ, a Usina de Hidrogênio dará maior visibilidade ao município, uma vez que possibilitará o desenvolvimento de pesquisas e outras diversas oportunidades tecnológicas. O hidrogênio é considerando o combustível do futuro, principalmente por não contribuir com as emissões de gases que poluem o meio ambiente.

Autoridades federais, estaduais, municipais e o diretor do Projeto H2Brasil, da GIZ – Agência Alemã de Cooperação Internacional, Markus Francke, prestigiaram a solenidade e, logo após, visitaram as obras do Centro Tecnológico para o Pré-Sal (CTPB), laboratório único no mundo que está sendo construído em Itajubá com investimentos de mais de R$ 250 milhões.

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá parabeniza a UNIFEI e o município por mais estas conquistas!

Fonte: Prefeitura de Itajubá