Por Herika Nogueira Comunicação Integrada
Notadamente, a pandemia do novo coronavírus vem impactando negativamente nos postos de trabalho, aumentando a taxa de desemprego. Em todo o País, o comércio vem sendo o setor mais afetado.
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), nos meses de janeiro a abril deste ano, o Brasil contabilizou cerca de 5 milhões de admissões, mais de 5,7 milhões de trabalhadores desligados de seus empregos, resultando em um saldo de mais de 763 mil desempregados.
No País, assim como em Itajubá (MG), o comércio foi o mais afetado, computando 343 mil desempregados. Serviços é o segundo setor mais afetado, com 281 mil, seguido pela indústria, com 128 mil, e pela construção civil, com 22 mil. Já a agropecuária apresentou saldo positivo, com a geração de 10 mil empregos.
De janeiro a abril/2020, segundo o Novo Caged, Itajubá registrou 578 admissões no setor comercial. No mesmo período, foram registrados 859 desligamentos, contabilizando um saldo negativo de 281 trabalhadores que perderam seus empregos no comércio. Na indústria, houve desligamento de 92 trabalhadores. Na construção civil, 24 trabalhadores foram dispensados. Serviços, menos prejudicado em relação ao comércio e demais setores, foram 8 desligamentos. Assim, o município registra um total de 400 pessoas despedidas. Nesse cenário, acompanhando a tendência nacional, a agricultura aponta 5 pessoas contratadas nos quatro primeiros meses de 2020.
“O aumento do desemprego, como uma das consequências da pandemia do novo coronavírus, teve maior impacto no setor comercial de Itajubá. Com a crescente demanda na área de desenvolvimento de tecnologia da informação e dos meios de comunicação digitais, o setor de serviços teve menor número de desligamentos e aponta certo aquecimento para profissionais capacitados. Também devemos observar que o comércio, a partir da Covid-19, se dividiu em dois segmentos: essenciais e não essenciais, sendo que o primeiro, onde estão os supermercados e farmácias, sofreu menor impacto. Dentre os não essenciais, como concessionárias, por exemplo, o impacto foi maior, com forte queda nas vendas. Segmentos de vestuário, calçados e venda de itens como cobertor, apresentam pequeno crescimento nas vendas, como consequência do inverno. Com o isolamento social, os estabelecimentos do nicho de roupas para festas, acessórios, dentre outros produtos considerados supérfluos, registraram queda nas vendas. Devido à procura por investimentos mais seguros, como imóveis, o setor imobiliário não sofreu grande impacto”, analisou a Diretoria Executiva da CDL Itajubá.
A Câmara de Dirigente Lojistas - CDL Itajubá vem se empenhando, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em orientar e encontrar soluções viáveis para os empreendimentos dos setores de comércio e serviços, sejam eles associados ou não à entidade, buscando desenvolver ações que minimizem os impactos socioeconômicos e, ao mesmo tempo, preservem a saúde dos cidadãos.
Dentre as ações destacam-se:
Fonte: Novo Caged
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