Itajubá permanece na Onda Vermelha, macrorregião regride para a Onda Vermelha e governador anuncia Onda Roxa

04/03/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Conforme divulgado pela plataforma do Minas Consciente, Itajubá continua na Onda Vermelha e a macrorregião Sul regride para a Onda Vermelha, inspirando ações e cuidados ainda mais intensivos no combate ao contágio pelo novo coronavírus.

Além das restrições do Decreto Municipal nº 8.333/2021, também devem ser seguidas as regras de conduta segura para a Onda Vermelha, Protocolo Minas Consciente.

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá lembra algumas das restrições da Onda Vermelha que devem ser observadas e seguidas.

Onda Vermelha:

• Para serviços não-essenciais, limitar a um cliente por atendente em onda vermelha;
• Protocolo restritivo (Ondas Amarela e Vermelha): as seguintes regras devem ser adicionadas
; às demais:
o Priorizar o teletrabalho aos funcionários;
o Proibir o autoatendimento pelo cliente (self service);
o Realizar atendimento somente mediante agendamento (serviços e atendimentos pessoais);
o O cliente deve ser questionado previamente (de preferência ao telefone, quando for marcar seu atendimento), se apresenta sintomas respiratórios, se está em isolamento ou quarentena em decorrência do COVID-19 e, em caso positivo, não poderá ser atendido;
o Realizar aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso de a temperatura aferida ser superior a 37, 5º. Os acompanhantes, independentemente da temperatura, também estarão sujeitos à restrição de entrada.

A nova classificação de Itajubá, e da macrorregião, passa a valer a partir do dia 6 de março/2021, pelo período de uma semana (7 dias).

Governo lança Onda Roxa, mais restritiva, para evitar o colapso da rede de saúde

Na tarde desta quarta-feira (3/03), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou a Onda Roxa, uma nova classificação para o programa Minas Consciente, que visa controlar o funcionamento das atividades econômicas no estado e o avanço da pandemia de Covid-19. As normas da Onda Roxa passam a valer no dia 4 de março, após a publicação no Diário Oficial do Estado.

As macrorregiões de saúde Triângulo do Norte e Leste ficarão, inicialmente, por 15 dias na Onda Roxa. As regiões Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul estão sob avaliação rigorosa, podendo ser inseridas na nova classificação a qualquer momento em caso de piora nos indicadores.

Mais restritiva, a nova classificação tem caráter obrigatório para os munícipios das regiões contempladas, não cabendo mais a prefeitura a decisão final de adesão ou não ao programa Minas Consciente.

Confira as medidas de segurança da Onda Roxa:

- Caráter obrigatório de adesão de todos os municípios na região atingida;
- Manutenção de suspensão das cirurgias eletivas nessas regiões;
- Apoio das forças de segurança para cumprimento das regras;
- Restrição de circulação:
• Apenas pessoas ligadas às atividades essenciais poderão circular neste período;
• Toque de recolher entre 20h e 5h;
• Proibição de circulação sem o uso de máscaras em qualquer espaço com circulação de pessoas, público ou privado;
• Proibição da circulação de pessoas com sintomas de gripe (exceto quando haja necessidade de tratamento);
• Proibição da realização de reuniões presenciais, mesmo sendo de familiares que não coabitam;
• Proibida a realização de qualquer evento, público ou privado;
• Barreiras sanitárias de vigilância.

Confira aqui a coletiva de imprensa do Governador, Romeu Zema, e secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Fonte: CDL Itajubá / Minas Consciente