Pacote de R$100 bi a PMEs está sob análise

25/02/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A possibilidade do relançamento do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), por meio de um novo pacote de crédito de R$ 100 bi a empresários, ainda está em análise pelo governo e, segundo fonte da área econômica, decisões sobre o tema ficam para depois do feriado do carnaval.

A proposta oferecida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, aos pequenos e médios empreendedores, deve avaliar ainda a necessidade, ou não, de um novo aporte do Tesouro Nacional para possibilitar seu relançamento e não prevê mais recursos públicos para lastro dos empréstimos.

O pacote de crédito deve ser realizado com o uso de fundos garantidores, como o FGO, que teve aporte de R$ 5 bi do Tesouro no último ano, após total de R$38 bi em 2020.

A proposta de crédito foi divulgada na última semana pelo ministro em encontro com representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), propondo o benefício para microempreendedores individuais (MEI) até empresas de médio porte, com limite de faturamento de até R$ 300 milhões por ano.

Fonte: Contábeis