Por Herika Nogueira
A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá foi informada por uma empresa associada, que prefere não se identificar, sobre um golpe oferecendo falsos serviços do Google Maps.
Segundo relato, a gerente do estabelecimento associado da CDL Itajubá atendeu uma ligação, na qual uma mulher se apresentou como representante do Google Maps. A suposta funcionária do Google, mencionou que se tratava de uma “força tarefa”, em todo o estado de Minas Gerais, para a atualização de dados e imagens, sendo o serviço de fotografia, de todos os pontos de comércio, tanto da fachada como também do interior dos empreendimentos, realizado por uma empresa credenciada.
Para realizar o serviço, com várias fotos em diferentes ângulos, a empresa credenciada cobraria R$ 379.
O fato de fotografar o interior do estabelecimento chamou a atenção da gerente da empresa associada. Suspeitando que se tratava de uma possível tentativa de golpe, a gerente solicitou o CNPJ (38.282.099/0001-34) e o número de contato (11 2391-1751), alegando que ligaria de volta após análise do Departamento Jurídico. A ligação foi encerrada.
“Logo depois, acessamos a página de busca do Google e não localizamos o serviço em questão. Graças ao nosso treinamento e experiência, não caímos no golpe. É preciso estarmos atentos aos oportunistas de plantão”, relatou o responsável pela empresa associada da CDL Itajubá.
A CDL Itajubá, ciente da ação fraudulenta, alerta a todos os empresários para que fiquem atentos aos golpes utilizando o nome do Google, entre outros.
Em sua página de suporte, o site de buscas informa que: “O Google não cobra pela inclusão de conteúdo no Google Maps. Tenha cuidado com golpes por chamada telefônica, pop-ups ou faturas falsificadas de terceiros que alegam ser o Google. Confira todas as transações financeiras relativas aos serviços que você ou sua empresa podem ter usado” (https://support.google.com/faqs/answer/10122684).
Fonte: CDL Itajubá
Voltar |