Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Associado alerta sobre golpe do Google Maps

03/02/2022

Por Herika Nogueira

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá foi informada por uma empresa associada, que prefere não se identificar, sobre um golpe oferecendo falsos serviços do Google Maps.

Segundo relato, a gerente do estabelecimento associado da CDL Itajubá atendeu uma ligação, na qual uma mulher se apresentou como representante do Google Maps. A suposta funcionária do Google, mencionou que se tratava de uma “força tarefa”, em todo o estado de Minas Gerais, para a atualização de dados e imagens, sendo o serviço de fotografia, de todos os pontos de comércio, tanto da fachada como também do interior dos empreendimentos, realizado por uma empresa credenciada.

Para realizar o serviço, com várias fotos em diferentes ângulos, a empresa credenciada cobraria R$ 379.

O fato de fotografar o interior do estabelecimento chamou a atenção da gerente da empresa associada. Suspeitando que se tratava de uma possível tentativa de golpe, a gerente solicitou o CNPJ (38.282.099/0001-34) e o número de contato (11 2391-1751), alegando que ligaria de volta após análise do Departamento Jurídico. A ligação foi encerrada.

Logo depois, acessamos a página de busca do Google e não localizamos o serviço em questão. Graças ao nosso treinamento e experiência, não caímos no golpe. É preciso estarmos atentos aos oportunistas de plantão”, relatou o responsável pela empresa associada da CDL Itajubá.

A CDL Itajubá, ciente da ação fraudulenta, alerta a todos os empresários para que fiquem atentos aos golpes utilizando o nome do Google, entre outros.

Em sua página de suporte, o site de buscas informa que: “O Google não cobra pela inclusão de conteúdo no Google Maps. Tenha cuidado com golpes por chamada telefônica, pop-ups ou faturas falsificadas de terceiros que alegam ser o Google. Confira todas as transações financeiras relativas aos serviços que você ou sua empresa podem ter usado” (https://support.google.com/faqs/answer/10122684).

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter