Compete Minas: governo lança financiamento para empresas e pesquisa em inovação

31/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Para aumentar ainda mais a competitividade de empresas mineiras e estreitar as relações entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (31/5), o Compete Minas. A ação inclui a abertura de dois editais, no valor integral de R$ 100 milhões, para apoiar projetos de inovação nas empresas.

O evento de lançamento do Compete Minas foi realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte. A Fapemig é parceira do programa junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).

Presidente da FCDL MG, Frank Sinatra, participa do lançamento do Compete Minas.

Editais do Compete Minas
Os editais do Compete Minas foram divididos em duas linhas e há previsão de que sejam publicados no dia 6/6 no site da Fapemig. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), os sistemas Fecomércio e Ocemg, e Sebrae Minas são parceiros na divulgação dos editais e integram a Câmara de Avaliação de Projetos Exclusiva (Cape), responsável pela análise da inovação e a viabilidade econômica e financeira dos projetos submetidos ao Compete Minas.

Linha Empresas
Disponibilizará R$ 50 milhões para que empresas, cooperativas e startups desenvolvam projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições. Poderão ser inscritos projetos de empresas que faturem até 300 milhões de reais por ano, sendo o valor máximo por projeto variável de acordo com o porte da organização. Empresas que faturem até R$ 16 milhões poderão requerer até R$ 200 mil e as demais irão poder requerer até R$ 1 milhão.

Linha Tríplice Hélice
Voltada para as instituições de ciência e tecnologia, prevê o aporte de R$ 50 milhões para que universidades públicas e privadas realizem projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado. Os projetos inscritos deverão ser de autoria de instituições de ciência e tecnologia localizadas em Minas Gerais que tenham parceria com empresas. Nessa linha, o valor que poderá ser requerido por projeto também varia de acordo com o porte da empresa. Para projetos que tiverem como parceiras empresas que faturem até R$ 16 milhões, poderão ser requeridos até R$ 200 mil. Já para aqueles que tenham parceria com empresas que faturam entre R$ 16 milhões e R$ 300 milhões, o valor requerido é de até R$ 2 milhões por projeto.

Clique AQUI e baixe a cartilha do Compete Minas.

Fonte: Agência Minas