CDL Itajubá promove Dia Livre de Impostos no município

02/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga no país, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá integrou o 16º Dia Livre de Impostos (DLI), que aconteceu no dia 2 de junho/22 em nossa cidade.

No Dia Livre de Impostos os produtos foram vendidos sem a cobrança de tributos, ou seja, sem repassar o valor da tributação aos clientes. No DLI o imposto não é excluído, é realocado. Isso quer dizer que o imposto será pago sim, mas, desta vez, não pelo consumidor.

"Os brasileiros pagam muito imposto nos produtos que consomem. Trabalhamos seis meses ao ano apenas para pagar impostos. O DLI é uma forma de protestarmos pacificamente para mostrar à população a elevada carga tributária e a falta de retorno desse dinheiro em serviços de qualidade, como saúde e educação. No Dia Livre de Impostos alguém da cadeia de produção assume a responsabilidade de arcar com a tributação, seja o empresário ou o fabricante, ou ambos, mas fora da data, somos nós, consumidores que pagamos os impostos que vão para os cofres do governo”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

DLI Itajubá

Incentivado pela CDL Itajubá, o protesto contra a alta tributação vem ganhando força no município. Na primeira edição local, apenas uma empresa aderiu ao movimento. Este ano, quatro empresas participaram do DLI, são elas:

As regras quanto a forma de pagamento, quantidade de produto por cliente, limite de estoque, entre outras, foram acordadas entre as empresas participantes e a CDL Itajubá. A tabela com a porcentagem dos impostos sobre os produtos pode ser acessada no Impostômetro.

“A CDL Itajubá agradece às empresas participantes do DLI e espera que em 2023 muitas outras se juntem ao movimento contra a alta carga tributária do Brasil”, expressou o presidente Alexandre Lopes.