Alta carga tributária impede crescimento dos setores de comércio e serviços

01/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A alta carga tributária que pagamos no Brasil não retorna à população na forma de serviços de qualidade como saúde, educação, segurança, dentre outros. Além de não promover um retorno satisfatório, prejudica o desenvolvimento de diversos setores produtivos, em especial os de comércio e serviços.

As empresas do país estão atreladas a diversos tributos, como o ICMS e Cofins dentre outros que compõem a vasta lista de impostos direcionada às pessoas jurídicas do Brasil. A tributação é necessária para a saúde financeira de estados, municípios e União. Entretanto, um sistema complexo e burocrático como o nosso impede que o comércio e serviços avancem, gerem mais empregos e, consequentemente, contribuam para a melhoria da renda das pessoas.

Os setores de comércio e serviços são a principal fonte empregadora do país, bem como um dos maiores contribuintes do Produto Interno Bruto (PIB). Em Belo Horizonte, por exemplo, os setores geram mais de um milhão de empregos e são responsáveis por 72% do PIB da capital mineira.

Em todos os segmentos da economia, os empresários repassam parte do valor dos tributos aos seus clientes, como forma de sobrevivência das empresas. Arcar com todas as taxas, impostos e tributos tornaria inviável a saúde financeira de um negócio. Por outro lado, os empresários e comerciantes, entendem o quanto essa ação torna onerosa uma simples compra ou contratação de um serviço.

O brasileiro tem que trabalhar 149 dias do ano para pagar impostos e, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

Fonte: Varejo S.A.