Turismo em Itajubá tem potencial para fomentar negócios e gerar empregos

30/03/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A atividade turística é uma das mais importantes para a geração de emprego e renda, criação de novos empreendimentos e aumento dos negócios no comércio e serviços. Promove melhorias na infraestrutura, traz benefícios à comunidade e desenvolvimento para o município.

Ciente da importância dessa atividade econômica para movimentar negócios no comércio e serviços, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, realizou a tradicional reunião de negócios, nesta quarta-feira (20/3), com a participação da secretária municipal de Cultura e Turismo, Amanda Cristina de Oliveira Maciel.

A CDL se preocupa com a cidade como um todo e temos uma política de cooperação, na qual todos se ajudam mutuamente para buscar soluções e conquistas. Queremos que Itajubá cresça, impulsionando também o varejo e serviços, e sabemos que o Turismo é uma das alavancas para esse desenvolvimento. Neste sentido, a aproximação com a Prefeitura Municipal e seus agentes é algo imprescindível. É uma satisfação conversar com a secretária de Cultura e Turismo e termos conhecimentos das ações desses setores, buscando envolver o comércio e serviços nesse movimento crescente das atividades turísticas locais”, expressou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

Organizar o setor foi uma das ações empreendidas pela secretária municipal de Cultura e Turismo, em seus três meses frente à Secretaria. Para tal, foram realizadas reuniões com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o “1º Congresso de Turismo de Itajubá”, este último com o objetivo de criar uma rede de contatos e fomentar a Parceria Público-Privada (PPP).

Foco no Turismo de Eventos

O Turismo se ramifica em atividades, como o Turismo Religioso, de Negócios, de Eventos, entre outros, e, segundo a secretária municipal, Itajubá apresenta potencial para várias delas. Durante a reunião, a convidada destacou a realização de eventos, que também pode se dividir em eventos de negócios, esportes, saúde, culturais, etc., para atrair turistas e articular o desenvolvimento local.

Os eventos movimentam a cidade e os equipamentos turísticos, como bares, restaurantes, hotéis, comércio. Hoje entendemos que Itajubá tem potencial para o Turismo de Eventos e que precisamos estar preparados, unidos e com bons projetos”, declarou a secretária municipal, Amanda Maciel.

Entre os eventos realizados nos últimos meses e que geraram movimento turístico para a cidade, Amanda Maciel citou o “Aniversário Social”, promovido pela Prefeitura Municipal, oferecendo diversas atrações em diferentes pontos da cidade e o “Seminário Internacional: A Economia da Mantiqueira”, promovidos por parceiros.

Nos próximos dias 7 e 8 de abril acontecerá, em Itajubá, o 1º Encontro Sul Mineiro de Saúde. Esse evento aconteceria em Brasília e a Prefeitura conseguiu trazê-lo para cá. Teremos mais ou menos 150 cidades representadas por seus gestores de saúde aqui em nossa cidade. Isso significa que essas pessoas consumirão bens e serviços do município”, relatou a secretária de Cultura e Turismo.

Itajubá no Mapa do Turismo brasileiro

A nossa cidade está no Mapa do Turismo Brasileiro - edição de 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo, como um dos municípios que adotam o Turismo como estratégia de desenvolvimento.

Com a inclusão, Itajubá passa a ser beneficiada diretamente com ações do Ministério do Turismo para a ampliação do desenvolvimento da atividade turística local, seja na destinação de recursos para obras de infraestrutura ou na oferta de cursos de qualificação profissional, entre outras.

Além de destacar as cidades, o Mapa norteia a definição de políticas públicas para o setor. Atualmente, registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, o que demonstra o desejo dos gestores em trabalhar com o Turismo para desenvolver a economia e gerar renda.

Fomentar o turismo aquece a economia e gera emprego e renda para as famílias. O Prefeito Christian Gonçalves está empenhado em investir nessa fábrica chamada Turismo”, salientou a secretária Amanda.

Para acessar o Mapa, CLIQUE AQUI.

Para os membros da diretoria e conselhos da CDL Itajubá a reunião foi produtiva e trouxe novas perspectivas para o Turismo local, incluindo o comércio e serviços, gerando empregos e renda para a população.

Com o Turismo será possível desenvolver a infraestrutura, criar novos empreendimentos e expandir os existentes, gerar entretenimento, mão de obra qualificada, melhorias nos serviços públicos, gerando maior qualidade de vida para nossa comunidade, além de valorizar os atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais”, finalizou Alexandre Lopes.