CDL Itajubá e Polícia Civil lançam a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

31/03/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá e a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itajubá (2ª DRPC), por meio da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (5ª DEAM), com o apoio do 56° Batalhão da Polícia Militar – BPM (Itajubá – MG), lançaram, na tarde desta quinta-feira (31/3), a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica.

Realizado na sede da CDL Itajubá, o lançamento da campanha contou com as presenças do presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes, da Delega Karina Tribst de Campos, da 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, do Tenente Said, do 56° Batalhão da Polícia Militar – BPM (Itajubá – MG), e de empresárias associadas.

Alexandre Lopes abriu o evento ressaltando a importância do envolvimento do comércio e serviços para o sucesso da campanha, que é uma iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL MG) e da Polícia Civil do Estado, com o objetivo de criar mais um canal de comunicação para que as vítimas de violência doméstica possam acessar o sistema de justiça.

A campanha é uma forma de pedido silencioso de socorro para as mulheres vítimas de violência, que pode ser adotada por farmácias, lojas de roupas e calçados, bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de serviços de Itajubá. Hoje estamos lançando a campanha e as empresas que aderirem receberão um treinamento, para que empresários e funcionários saibam como agir diante desse pedido de socorro, e estarão identificadas com o cartaz da campanha”, ressaltou o presidente Alexandre Lopes

A delegada Karina Tribst apresentou informações sobre a campanha e os números da violência contra a mulher no Brasil e em Itajubá, ressaltando a importância da adesão de lojistas à campanha.

A adesão das empresas significa, além de um compromisso social, uma forma de participação no enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha visa proporcionar o acolhimento dessa mulher vítima e possibilitar que os estabelecimentos sejam mais uma forma de ajuda às denúncias e às vítimas”, explicou a delegada.

Para resguardar empresários e funcionários, não haverá a necessidade de identificação nas denúncias feitas por empresas que aderirem à campanha, mantendo total sigilo. Todos os funcionários das empresas que participarem da campanha passarão por treinamento para o correto acolhimento de denúncias, reforçou Dra. Karina Tribst.

Tenente Said, da Polícia Militar de Itajubá, orientou sobre como as denúncias de violência contra a mulher e salientou a importância da campanha. “O 190 é o canal mais adequado para denúncias emergenciais. Essa campanha conscientizará mulheres que sofrem violência para que não tenham medo de procurar ajuda”, informou o tenente.

Para a empresária Marta Kallás, que participou do lançamento da campanha, a iniciativa é extremamente importante. “Para a mulher que está sofrendo violência, saber que a loja e as pessoas estão preparadas para acolher uma denúncia, faz com que ela vá até essa loja por causa disso”, declarou a empresária.

Números da violência

No Brasil, em meio ao isolamento social, os canais Disque 100 e Ligue 180 do Governo Federal registraram 105.821 denúncias de violência doméstica contra a mulher – correspondendo a aproximadamente 12 denúncias por hora.

Em Itajubá, no ano de 2021, foram registrados cerca de 900 boletins de ocorrência de competência da DEAM/Itajubá. A DEAM/Itajubá enviou à Justiça, cerca de 190 requerimentos de Medidas Protetivas. 259 Inquéritos Policiais foram instaurados.

A Campanha Sinal Vermelho é Lei

Instituída pela Lei n. 14.188/2021, durante a pandemia de coronavírus, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais, para que este acione a polícia.

CONVITE DE PARTICIPAÇÃO ÀS EMPRESAS DE ITAJUBÁ

Dra. Karina Tribst, a CDL Itajubá e a Polícia Militar convidam todos os empresários do varejo e serviços de Itajubá para aderirem à campanha e se unirem às organizações no combate à violência doméstica.

As empresas que desejarem aderir à Campanha, podem entrar em contato com a CDL Itajubá:
(35) 3622-3511 (fixo e WhatsApp).