Movimento pelo Comércio: Presidente da CDL Itajubá participa de reunião com governador

30/03/2021

Por Comunicação CDL Itajubá

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Governo do Estado de Minas Gerais

Movimento pelo comércio

Na tarde de ontem segunda-feira (29/03), tivemos a reunião virtual exclusiva com o govenador, Romeu Zema e os secretários de desenvolvimento, Fernando Passalio, e o de saúde, Fábio Baccheretti.

A CDL Itajubá participou da reunião representada por seu presidente, Habib El Mouallem. Foram mais de 180 dirigentes representando as CDLs mineiras e as Associações Comerciais do estado que participaram do encontro, reforçando a necessidade de equilíbrio nas medidas restritivas, já que o setor de comércio e serviços é o que mais vem sofrendo os impactos da pandemia.

Esse encontro foi mais uma oportunidade de apresentar anseios e angústias dos empresários mineiros e pedir equilíbrio nas tomadas de decisões. O comércio e serviços precisam abrir as portas.

O diálogo das entidades com o poder público é de extrema importância, mas o varejo e serviços não podem mais esperar e precisam de socorro imediato.

Alguns dados apresentados durante a reunião demonstram o tamanho do prejuízo, desde o início da onda roxa, no dia 17/03:
• Ontem, 29/3, completou-se 13 dias de fechamento;
• Prejuízo diário com base no PIB: R$ 462 milhões;
• Prejuízo econômico por 13 dias: R$ 6 bilhões;
• São cerca de 203 mil empresas fechadas – o que corresponde a 58% do total do estado;
• São cerca de 1.470.482 postos de trabalhos não funcionando ou abaixo de sua potencialidade – o equivalente a 57% do total do estado.

Se calcularmos o prejuízo com o fechamento das atividades até o dia 4/04, data prevista para o término da Onda Roxa, o montante será em torno de R$ 8,8 bilhões.

Os empresários mineiros estão cientes de suas responsabilidades e têm demonstrado compromisso com a implementação em seus negócios dos protocolos sanitários de prevenção, prezando principalmente pela saúde e sobrevivência das pessoas físicas, mas também das pessoas jurídicas. São as atividades da iniciativa privada que garantem a manutenção dos postos de trabalho e ajudam a equilibrar as contas públicas com seus impostos, tão importantes nesta hora.

“Estamos agonizando com tantos fechamentos, sobretudo das micro e pequenas empresas. Precisamos abrir as portas, retomar nosso faturamento. Por isso pedimos equilíbrio nas tomadas de decisões. O varejo não é o culpado pelo aumento de casos de Covid-19”, destaca o presidente da FCDL MG, representando todas as CDLs de Minas Gerais.

A CDL Itajubá reitera que seguirá não medindo esforços para ecoar a voz do empresariado itajubense e que lutará para manter um diálogo sólido e construtivo junto aos governos de estado e municipal em busca de soluções concretas e efetivas.

Confira detalhes da reunião no site da FCDL-MG: https://bit.ly/3sB4Dmr

Fonte: FCDL MG